O rodízio de pneus é uma medida comum que todo motorista realiza ao longo da vida útil do seu veículo. Além de garantir uma maior durabilidade para os pneus, oferece mais estabilidade e segurança para o carro, colabora para a economia de combustível e previne desgastes em outras peças, como os amortecedores. Mas você sabe como deve ser feito o rodízio de pneus?
Apesar de parecer simples, o rodízio deve seguir alguns cuidados para que o seu carro se mantenha estável depois da troca, evitando surpresas indesejadas. Para te ajudar a identificar o momento certo de realizar o rodízio, nós criamos este artigo com informações e cuidados que você deve ter.
Como funciona o desgaste?
O desgaste dos pneus dianteiros e traseiros acontece de forma diferente. Isso se deve, principalmente, à tração estar na frente ou atrás do carro. Os pneus que recebem a potência do motor acabam se desgastando mais rapidamente. Por exemplo, os carros que têm o motor na dianteira, farão com que os os pneus desta parte carreguem mais de 60% do peso do carro e fiquem mais desgastados do que os pneus traseiros.
A forma como o carro é conduzido, também, vai afetar o nível de desgaste, por exemplo, é comum que as conversões feitas à esquerda sejam mais rápidas do que às curvas feitas à direita. Isso quer dizer que o pneu do lado dianteiro direito irá receber uma carga maior do que no lado esquerdo e ficará mais desgastado com o tempo. Por isso, é importante fazer o rodízio de pneus, a fim de equilibrar o desgaste e manter seu carro estável.
Quando fazer o rodízio de pneus?
Geralmente o rodízio é feito entre os cinco e dez mil quilômetros percorridos, sendo que diversas montadoras, também, apresentam essa informação no manual do proprietário, além de indicar a forma de rodízio que deve ser realizado. Porém, além de verificar este dado, é importante que você fique de olho no aspecto do pneu e em como seu carro tem se comportado durante os trajetos, já que outros fatores podem acelerar o período de troca, como a forma de dirigir.
Para conferir o desgaste dos pneus, compare como está a situação na parte dianteira e traseira, além de checar a condição dos pneus entre as laterais. Um outro indicador para o rodízio é a troca de óleo, o período de substituição do óleo condiz com um intervalo de tempo bom para intercalar a posição dos pneus.
Rodízio de Pneus: como fazer?
O rodízio dos pneus consiste em inverter a posição daqueles que estão na dianteira, com os que estão na traseira. Para saber como fazer a troca é importante identificar o tipo de pneu que está no seu carro:
Pneu Convencional
Este é o modelo mais comum, seu nome técnico é: simétrico bidirecional. Este modelo tem como característica realizar um bom funcionamento em qualquer ponto do carro, por isso, normalmente se executa a troca em “X”.
Este rodízio consiste em inverter o pneu dianteiro direito com o pneu traseiro esquerdo e o pneu dianteiro esquerdo com o traseiro direito, criando uma troca em formato de “X”. Ou seja, além de mudar a posição dos pneus da frente com a parte de trás, inverte-se os lados, a fim de gerar um desgaste uniforme por todo o pneu, dando mais vida útil ao conjunto.
Pneu Unidirecional
Como o nome já sugere, estes pneus têm um lado definido para serem instalados no carro. A banda de rodagem é projetada para que o pneu tenha um bom funcionamento em apenas um sentido, inclusive, é possível observar qual a direção, por meio de uma seta sinalizadora que fica localizada na lateral do pneu.
Desta forma, ao fazer o rodízio, não se pode inverter a posição entre os lados direito e esquerdo, pode-se mudar apenas os pneus dianteiros com os traseiros. Caso sejam trocados de forma errada, a eficiência dos mesmos será prejudicada, seu desgaste será maior e o escoamento de água será dificultado.
Pneu Assimétrico
Estes pneus seguirão o mesmo sistema de rodízio das opções unidirecionais, pois seu projeto define que o lado interno do pneu sempre fique voltada para a carroceria do carro, não podendo inverter os lados entre direita e esquerda. Inclusive, é possível observar que a forma do pneu é diferente entre as duas faces: internas e externas.
Para saber se seu pneu está posicionado de maneira correta, basta verificar a inscrição que consta em cada um, indicando se a face é correspondente aos lados: outside (externo) ou inside (interno). Preservar as orientações do fabricante, irá garantir que seu veículo rode com a melhor otimização.
Agora que você já sabe como deve fazer a troca dos pneus, é importante se atentar a um fato: o rodízio ter sido concluído não significa que seu carro já está pronto para sair rodando. É muito importante que o seu veículo passe por procedimentos de manutenção, como o alinhamento e balanceamento das rodas, para prevenir qualquer instabilidade e garantir que está tudo certo com a nova posição dos pneus.
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