Pneu Furado à Noite: confira as principais dicas para trocar pneu que furou com segurança

Publicado: 06 de julho de 2022

pneu furado à noite

Quem está na chuva é para se molhar, já diz o ditado popular, portanto, quem dirige também está à mercê de se deparar com um pneu furado na estrada. Ninguém quer passar por este tipo de situação, porém se ela acontecer, você precisa estar preparado para não enfrentar dificuldades desnecessárias.

O pior cenário para furar um pneu é estar dirigindo em uma estrada à noite, sem comunicação com a sua empresa de seguros ou outra opção de ajuda. Pensando nisso, criamos este artigo para te ajudar a enfrentar este problema.

O PNEU FUROU, E AGORA?

cuidados para trocar pneu furado à noite

A boa notícia é que qualquer pessoa adulta está apta a trocar um pneu furado na estrada, a ação é mais simples do que parece e não demanda qualquer conhecimento mecânico. Porém é necessário estar com as ferramentas certas, principalmente se você precisar trocar o pneu furado à noite.

Você deve sempre carregar consigo o kit que acompanha o pneu estepe, neste kit você encontrará: o macaco, a chave de roda e o triângulo de sinalização. Caso você tenha um par de luvas e uma sacola, para guardar o pneu velho antes de descartar, é ainda melhor.

PNEU FUROU? SAIBA COMO TROCAR O PNEU FURADO NA ESTRADA

Dicas para trocar pneu furado à noite

Agora que você já sabe do que vai precisar, como proceder para trocar o pneu furado na estrada? Primeiramente mantenha a calma, ao identificar que seu pneu furou, acione imediatamente o pisca alerta, para avisar os outros motoristas que seu carro está com problemas, e reduza a velocidade.

O veículo pode andar por um determinado tempo mesmo com o pneu furado, por isso, procure um local seguro e de preferência com alguma iluminação para realizar a troca do pneu furado à noite. O ideal é rodar o mínimo possível, mas sabemos que nem sempre seu pneu vai furar em uma área propícia para a troca, por isso, preze pela sua segurança e rode em uma velocidade média de 25km até poder parar o carro.

PNEU FUROU? O QUE FAZER AO PARAR O VEÍCULO?

Agora que você já parou o veículo, chegou o momento de usar o triângulo, ele é muito importante para que os outros motoristas saibam que seu carro está com problemas, principalmente à noite. Em média se recomenda deixar o triângulo a cerca de 20m do seu carro, no entanto, se você estiver em uma região de baixa visibilidade e com neblina, por exemplo, esta distância pode e deve ser aumentada.

Certifique-se que seu carro permaneça com o pisca alerta ligado até você terminar a troca do pneu, é importante que você se mantenha o mais visível possível. Puxe o freio de mão e verifique se onde seu carro está é uma região plana, isso vai ajudar a dar estabilidade para o macaco quando você posicioná-lo embaixo do carro.

AGORA É HORA DE TROCAR O PNEU FURADO NA ESTRADA

Para usar o macaco para a troca do pneu furado na estrada, é bem simples: abra o equipamento, cerca de 20cm, antes de encaixá-lo no carro, certifique-se de que esteja bem posicionado para evitar que o carro desça. Agora, afrouxe os parafusos com a chave de roda. Caso não consiga soltá-los apenas com a força das mãos, suba na chave e empurre com os pés, usando o peso do corpo.

Depois de afrouxar, erga seu carro do chão e retire o pneu furado na estrada usando as duas mãos. Coloque o estepe no lugar, apenas encaixe os parafusos e aperte-os suavemente, desça o carro com o macaco. Use novamente a chave de roda para apertar os parafusos e certifique-se de que estejam bem firmes, para não danificar o cubo da roda. Feito isso, a sua missão está concluída!

O QUE FAZER APÓS A TROCA DO PNEU FURADO NA ESTRADA?

Agora que você já trocou seu pneu furado na estrada, recolha o triângulo de sinalização e dirija até o posto de combustível mais próximo. Lembre-se de manter uma velocidade média, já que geralmente o pneu estepe não está com a calibragem correta e andar em alta velocidade pode colocá-lo em perigo. Ao chegar no posto, calibre seu pneu e siga viagem.

Leia também: qual o momento certo para trocar o amortecedor do seu carro

MANUTENÇÃO PREVENTIVA EVITA PNEU CARECA

Antes de pegar a estrada é sempre importante realizar uma manutenção preventiva, além de evitar problemas mecânicos, é necessário verificar as condições do seu pneu estepe para que ele esteja em condições de uso, caso seu carro passe por problemas. Também verifique sinais de pneu careca e que podem estar no momento de trocá-lo.

Conte com a experiência da Isauto Center para receber o melhor atendimento nas suas manutenções e garantir a compra dos seus Pneus em Caxias do Sul.

As melhores opções de Pneus Caxias do Sul e de Rodas em Caxias do Sul você encontra na Isauto Center.

Peça seu Orçamento.

Mais notícias

Disco de freio: quando e onde trocar?

Continuar lendo +

Você sabe escolher o pneu ideal para o SUV?

Continuar lendo +

Voltou de viagem? Seu carro merece uma revisão

Garanta uma revisão para o seu carro recém-chegado de viagem. Cuide do seu veículo como ele merece!

Continuar lendo +

Calibragem de pneus do carro: será que você está fazendo isso certo?

Tenha acesso a dicas valiosas para você acertar a calibração de pneus do carro e otimizar o desempenho do seu veículo!

Continuar lendo +

Viagem de carro: saiba o que revisar antes de sair para viajar nas férias

Saiba o que revisar antes de embarcar em uma viagem de carro nas férias. Prepare-se para uma viagem tranquila com a Isauto Center.

Continuar lendo +

Receba novidades e promoções da Isauto em seu e-mail

Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Nome
E-mail

Você precisa aceitar a Política de Privacidade

Carro Offroad

Rodas e Pneus em Caxias do Sul - Isauto Center

Rua Ernesto Alves, 1188
Caxias do Sul - RS

(54) 3021.7949
(54) 99909.8569

Isauto Pneus - Rodas e Pneus em Caxias do Sul

Rua Ernesto Alves, 1295
Caxias do Sul - RS

(54) 3223.7599