Pneu Furado à Noite: dicas para trocar com segurança

Publicado: 06 de julho de 2022

pneu furado à noite

Quem está na chuva é para se molhar, já diz o ditado popular, portanto, quem dirige também está à mercê de se deparar com um pneu furado. Ninguém quer passar por este tipo de situação, porém se ela acontecer, você precisa estar preparado para não enfrentar dificuldades desnecessárias.

O pior cenário para furar um pneu é estar dirigindo em uma estrada à noite, sem comunicação com a sua empresa de seguros ou outra opção de ajuda. Pensando nisso, criamos este artigo para te ajudar a enfrentar este problema.

O PNEU FUROU, E AGORA?

cuidados para trocar pneu furado à noite

A boa notícia é que qualquer pessoa adulta está apta a trocar um pneu, a ação é mais simples do que parece e não demanda qualquer conhecimento mecânico. Porém é necessário estar com as ferramentas certas, principalmente se você precisar trocar o pneu furado à noite.

Você deve sempre carregar consigo o kit que acompanha o pneu estepe, neste kit você encontrará: o macaco, a chave de roda e o triângulo de sinalização. Caso você tenha um par de luvas e uma sacola, para guardar o pneu velho antes de descartar, é ainda melhor.

COMO TROCAR O PNEU?

Dicas para trocar pneu furado à noite

Agora que você já sabe do que vai precisar, como proceder para trocar o pneu? Primeiramente mantenha a calma, ao identificar que seu pneu furou, acione imediatamente o pisca alerta, para avisar os outros motoristas que seu carro está com problemas, e reduza a velocidade.

O veículo pode andar por um determinado tempo mesmo com o pneu furado, por isso, procure um local seguro e de preferência com alguma iluminação para realizar a troca do pneu furado à noite. O ideal é rodar o mínimo possível, mas sabemos que nem sempre seu pneu vai furar em uma área propícia para a troca, por isso, preze pela sua segurança e rode em uma velocidade média de 25km até poder parar o carro.

Agora que você já parou o veículo, chegou o momento de usar o triângulo, ele é muito importante para que os outros motoristas saibam que seu carro está com problemas, principalmente à noite. Em média se recomenda deixar o triângulo a cerca de 20m do seu carro, no entanto, se você estiver em uma região de baixa visibilidade e com neblina, por exemplo, esta distância pode e deve ser aumentada.

Certifique-se que seu carro permaneça com o pisca alerta ligado até você terminar a troca do pneu, é importante que você se mantenha o mais visível possível. Puxe o freio de mão e verifique se onde seu carro está é uma região plana, isso vai ajudar a dar estabilidade para o macaco quando você posicioná-lo embaixo do carro.

Para usar o macaco é bem simples, abra o equipamento, cerca de 20cm, antes de encaixá-lo no carro, certifique-se de que esteja bem posicionado para evitar que o carro desça. Agora, afrouxe os parafusos com a chave de roda. Caso não consiga soltá-los apenas com a força das mãos, suba na chave e empurre com os pés, usando o peso do corpo.

Depois de afrouxar, erga seu carro do chão e retire o pneu furado usando as duas mãos. Coloque o estepe no lugar, apenas encaixe os parafusos e aperte-os suavemente, desça o carro com o macaco. Use novamente a chave de roda para apertar os parafusos e certifique-se de que estejam bem firmes, para não danificar o cubo da roda. Feito isso, a sua missão está concluída!

Agora que você já trocou seu pneu, recolha o triângulo de sinalização e dirija até o posto de combustível mais próximo. Lembre-se de manter uma velocidade média, já que geralmente o pneu estepe não está com a calibragem correta e andar em alta velocidade pode colocá-lo em perigo. Ao chegar no posto calibre seu pneu e siga viagem.

Leia também: qual o momento certo para trocar o amortecedor do seu carro

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Antes de pegar a estrada é sempre importante realizar uma manutenção preventiva, além de evitar problemas mecânicos, é necessário verificar as condições do seu pneu estepe para que ele esteja em condições de uso, caso seu carro passe por problemas.

Conte com a experiência da Isauto Center para receber o melhor atendimento nas suas manutenções e garantir a compra dos seus pneus. Fale com a nossa equipe e agende um horário.

Mais notícias

Rodízio de Pneus: como fazer de maneira correta

Continuar lendo +

Aprenda a Identificar a Correta Viscosidade do Óleo de Motor do seu Carro

Continuar lendo +

Amortecedor do Carro: Quando é a Hora de Trocar?

Os amortecedores desempenham um papel muito relevante no funcionamento do seu veículo, mantendo o pneu em contato com o solo, controlando a abertura e fechamento de molas, al...

Continuar lendo +

Personalização de Carros: Até onde posso ir?

A personalização de carros é bastante comum no Brasil, afinal, para muitas pessoas, os veículos são verdadeiras paixões, sendo tratados como um ente querido.

Continuar lendo +

Fabricantes de Pneus: a história das grandes marcas na Fórmula 1

Os fabricantes de pneus que conhecemos hoje como referência no mercado foram e continuam sendo peças chave para grandes feitos da Fórmula 1.

Continuar lendo +

Receba novidades e promoções da Isauto em seu e-mail

Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Nome
E-mail

Você precisa aceitar a Política de Privacidade

Carro Offroad

Isauto Center

Rua Ernesto Alves, 1128
Caxias do Sul - RS

(54) 3021.7949
(54) 99909.8569

Isauto Pneus

Rua Ernesto Alves, 1295
Caxias do Sul - RS

(54) 3223.7599