Blog

FALE COM NOSSOS ATENDENTES

05 de julho de 2021

Vazando óleo? Veja a importância de fazer a troca de óleo regularmente


Você já parou para pensar como a troca de óleo é essencial para o bom desempenho do seu veículo?

Muitos afirmam que a manutenção do óleo deve ser realizada com uma certa frequência, e, dependendo do ano e modelo do carro, esse tempo pode variar. Mas você sabe por quê?

Neste artigo, vamos explicar a importância de fazer essa manutenção regularmente e tirar algumas dúvidas sobre esse serviço indispensável. 

Bem-vindo ao blog da Isauto Center e boa leitura! 

Você também pode se interessar: Vai pegar a estrada? Entenda porque a revisão veicular é indispensável

Qual a importância da troca de óleo para o veículo?  

Cada engrenagem e peça presentes em um veículo apresentam uma função específica. Logo, sem os cuidados necessários, podem contribuir para o mau funcionamento do automóvel e prejuízos no futuro. 

O papel do óleo neste caso é proporcionar a lubrificação das partes móveis, evitando o desgaste das peças. 

Além disso, ele também é responsável por conter o superaquecimento do motor e aumentar a vida útil do carro. 

Da mesma forma que devemos estar atentos ao nível de gasolina, ou, até mesmo, ao funcionamento dos pedais, a troca de óleo deve ser realizada com frequência, sendo indispensável para o carro. 

Uma dica é checar ao menos uma vez por mês como está o óleo do seu carro. Basta observar se o volume está entre o marcador mínimo e máximo.

O que acontece se vazar ou faltar óleo?

Se você percebeu que há manchas escuras no chão da sua vaga de garagem, pode ser um sinal de vazamento de óleo. 

Nesse momento, é crucial que você leve o seu veículo até uma mecânica ou loja de confiança para avaliar qual é a causa do vazamento. 

Entre as causas mais comuns estão: o desgaste da junta do cabeçote, o excesso de óleo, ou até problemas no cárter, que é a peça localizada no motor responsável por reter o óleo.

Entretanto, no caso de falta de óleo, o problema é um pouco mais grave.

Quando o nível do lubrificante ultrapassa a medida mínima da vareta, o carro começa a superaquecer e, dependendo da situação, os danos podem ser irreversíveis. 

Sendo assim, efetuar a troca de óleo pode prevenir grandes dores de cabeça para você.

Qual tipo de óleo devo utilizar? 

A frequência da troca de óleo dependerá de alguns fatores, como o modelo, ano, fabricante e condições do veículo, como, por exemplo, a quilometragem. 

Geralmente, a troca é realizada a cada 5 mil quilômetros rodados, devido a necessidade de lubrificar as peças e prevenir o atrito entre as mesmas.

Ainda assim, você deve seguir as indicações do fabricante presentes no manual do carro e, é claro, fazer a revisão em um local de confiança para garantir o bom funcionamento do veículo. 

Vale lembrar que a troca de óleo não fará com que o seu carro ande em perfeito estado. Essa manutenção deve estar sempre atrelada a outros cuidados. 

                                            Agende a sua revisão aqui >>

Onde devo fazer a troca de óleo?

Agora que você sabe qual a importância da troca de óleo, é fundamental escolher um local de confiança para realizar esse procedimento. 

Afinal, o óleo é uma peça chave no desempenho do automóvel e deve ser observado com frequência para evitar prejuízos e transtornos no futuro. 

Busque feedbacks de pessoas que realizam esse serviço em um mesmo lugar. As avaliações no Google também são muito relevantes. 

Aposte na experiência dos profissionais e leve em consideração as opiniões sobre seus serviços.

Quer uma dica? Vem para a Isauto!

A Isauto está no mercado há mais de duas décadas, sendo referência em serviços automobilísticos na cidade de Caxias do Sul e região. 

Além dos equipamentos modernos, a Isauto conta com duas lojas e uma equipe qualificada, experiente e sempre disposta a auxiliá-lo.

Aqui, você encontra uma imensa variedade de pneus e rodas nacionais e importadas, geometria 3D, balanceamento e, é claro, revisão e troca de óleo. 

Entre em contato conosco através do nosso site clicando aqui e peça já um orçamento. Se preferir, nos chame no WhatsApp (54) 99909-8569.

Esperamos você!

Topo