Será que os pneus sofrem mais desgaste em dias quentes? A pergunta é válida e não se trata de apenas uma impressão.
Afinal, as temperaturas dos asfaltos podem alcançar 80 ºC nos dias mais quentes, como no verão. Então, o desgaste dos pneus é maior.
Por isso, motoristas devem adotar algumas precauções para cuidar dos pneus nessa época do ano. Continue lendo para saber mais!
Por que o calor aumenta o desgaste dos pneus?
A explicação está diretamente ligada ao comportamento da borracha e do ar em altas temperaturas.
Em dias de muito calor, o asfalto das estradas atinge temperaturas elevadas, fazendo com que a borracha fique mais flexível. Assim, a aderência ao asfalto aumenta.
O ar no interior do pneu também se expande, aumentando a pressão interna. Isso acelera o desgaste ainda mais. Com mais atrito e variações de pressão, o processo de desgaste é acelerado.
Como o atrito entre pneu e asfalto se intensifica no verão?
Durante o verão, principalmente, o calor aumenta a temperatura do asfalto, amolecendo o pneu e ampliando a sua aderência ao solo.
Por isso, a deterioração acelerada dos pneus é comum nesta época do ano. Isso se agrava ainda mais quando a calibragem não está adequada para as condições de calor.
O que pode acontecer com a borracha do pneu em temperaturas elevadas?
Quando submetida a temperaturas elevadas, a borracha dos pneus se torna mais macia. Isso pode causar rachaduras, furos e bolhas, afetando a segurança de quem está no veículo.
A condução instável é outra consequência de dirigir no asfalto quente sem executar a calibragem adequada dos pneus.
Conduzir com pneus de qualidade é ainda mais importante no verão. Marcas confiáveis utilizam compostos de borracha especiais que suportam melhor o calor intenso, preservando a aderência e minimizando o desgaste
Quais são os principais fatores que desgastam os pneus?
Dias de calor exigem atenção redobrada com os pneus para evitar o desgaste prematuro de pneus. Isso acontece por conta das seguintes razões:
• Calor excessivo no asfalto aumenta o atrito e acelera o desgaste dos pneus;
• Pneus aquecem mais em percursos prolongados;
• Pneus descalibrados sofrem mais com o atrito e a temperatura alta;
• Cargas elevadas também geram mais atrito e aquecimento nos pneus;
• Frenagens bruscas aumentam o calor e diminuem a vida útil dos pneus.
Por isso, o desgaste dos pneus é maior durante o verão e períodos de férias, quando as pessoas costumam viajar e exigir mais dos seus veículos.
Por isso, as revisões do carro, antes e após viagens de férias, são tão importantes para a segurança no trânsito.
O calor pode diminuir o desempenho de veículos e pneus?
Sim, o calor pode pesar no desempenho geral do carro, sobretudo nos pneus. Abaixo, conheça quais são os efeitos das altas temperaturas na condução.
Variação na pressão recomendada dos pneus
Com o aumento da temperatura, o ar dentro do pneu se expande, elevando a pressão interna. Isso pode reduzir o contato ideal do pneu com o solo e comprometer a aderência, principalmente em curvas.
Desgaste da borracha
Em altas temperaturas, a borracha dos pneus está sujeita ao desgaste acelerado, reduzindo a vida útil e exigindo trocas mais frequentes.
Aumento de risco de estouro
A combinação de calor e pressão elevada aumenta o risco de estouro do pneu, especialmente em velocidades altas e com pneus que já estejam desgastados ou descalibrados.
Eficiência de frenagem
O calor diminui a tração, prejudicando a capacidade de frenagem do veículo, que fica com uma distância de parada muito maior.
Consumo de combustível
Em dias quentes, o atrito entre a borracha e o asfalto aumenta, exigindo mais esforço do motor para manter o desempenho e a estabilidade.
Esse esforço extra gera um consumo maior de combustível. Outra razão para manter os pneus sempre calibrados.
O que fazer para preservar o desempenho dos pneus?
Manter os pneus calibrados é uma das medidas mais simples e eficientes para prolongar a vida útil e garantir o desempenho seguro do seu veículo.
Simples ações podem aumentar a segurança nas estradas e estender a vida útil dos pneus, por exemplo:
• Realizar a calibragem com os pneus frios;
• Fazer a calibragem durante as manhãs, já que as temperaturas ainda estão amenas;
• Verificar a pressão dos pneus semanalmente;
• Limpar os pneus para eliminar resíduos que retêm o calor;
• Armazenar o estepe longe do calor;
• Estacionar em lugares cobertos e longe das temperaturas intensas se possível;
• Se for viajar, realizar uma revisão completa, incluindo troca de pneus se necessário;
• Em longas viagens, fazer pausas para dissipar o calor e esfriar os pneus.
No verão, escolher pneus all-season e HT (Highway Terrain) é outra recomendação. Esses modelos têm uma performance otimizada no asfalto quente, proporcionando mais segurança ao volante.
Hora de trocar os pneus: como identificar sinais de desgaste acelerado?
Para identificar desgaste acelerado dos pneus, observe:
• Desgaste irregular, pois indica problemas de alinhamento ou pressão incorreta;
• Rachaduras e pequenas fissuras indicam desgaste avançado em pneus;
• Desgaste nas bordas sinaliza baixa pressão;
• Desgaste central indica pressão excessiva;
• Vibrações ao volante indicam balanceamento incorreto ou deformações nos pneus;
• Marcas visíveis na banda de rodagem indicam que é hora de trocar o pneu.
Ao notar esses sinais, uma avaliação profissional ajuda a manter segurança e desempenho.
Manutenção de pneus: cuidados essenciais em qualquer estação
Independentemente da época do ano, a calibragem semanal deve ser feita para preservar o desempenho do veículo. Lembre-se de seguir as especificações do fabricante para a melhor performance.
O balanceamento dos pneus e alinhamento também são cuidados para o ano inteiro. Tais serviços corrigem irregularidades e garantem uma condução segura.
Outra recomendação envolve o rodízio dos pneus. Trocar a posição regularmente permite um desgaste uniforme, prolongando a vida útil dos pneus.
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