Conheça quais são os principais tipos de pneus

Entender sobre os tipos de pneus, suas diferenças e usos é um diferencial dos motoristas responsáveis, pois, além de garantir bom desempenho e evitar problemas mecânicos, esse conhecimento ajuda a proteger os ocupantes.

Publicado: 11 de janeiro de 2021

10 min. de leitura

pneus

Entender sobre os tipos de pneus, suas diferenças e usos é um diferencial dos motoristas responsáveis, pois, além de garantir bom desempenho e evitar problemas mecânicos, esse conhecimento ajuda a proteger os ocupantes. Os diferentes modelos não foram criados apenas por questões estéticas ou preferência de fabricantes, mas para atender necessidades de diferentes ambientes, carros e tipos de estrada.

Claro, largura, tamanho, formato e desenho desses itens também são pontos fundamentais na hora da escolha ou troca. Porém, antes de tudo, é preciso conhecer os tipos de pneus. Para te ajudar, reunimos neste artigo as principais informações!

Os 4 tipos de pneus

Atualmente, existem no mercado quatro tipos de pneus. On-road, off-road e misto são indicados para diferentes veículos e ambientes. Além deles, a indústria já trabalha com os pneus ecológicos, pensando na sustentabilidade. A seguir você confere as principais diferenças entre eles, que se concentram no tamanho dos sulcos, desenhos, cortes, largura e altura.

Pneu on-road

Como o nome já indica, os pneus on-road são indicados para as pistas asfaltadas e para áreas urbanas. Eles contam com sulcos pequenos, que tem a finalidade de aumentar o contato com o solo e, por isso, tem uma maior aderência. São desenvolvidos de modo a favorecer o desempenho do carro, sendo excelente no quesito escoamento de água.

Pneu off-road

Ao contrário dos anteriores, os pneus off-road são ideias para estradas de terra e trilhas. Logo, sua banda de rodagem – os famosos sulcos do pneu – são largos e profundos, o que torna o modelo ideal para ser usado em locais arenosos e com lama. Suas principais características são alta frenagem e estabilidade, além de favorecer a parada em diferentes tipos de terrenos difíceis.

Pneu misto

O pneu misto é mais versátil e vai bem do asfalto até a estrada de terra, com boa aderência e desempenho nos dois ambientes. Ele é o único tipo de pneu com essa característica e possui maior resistência e visual forte.

Entretanto, o pneu misto aumenta o consumo de combustível e os ruídos em alta velocidade. Outro ponto que precisa ser avaliado é o custo, pois ele é mais caro do que os pneus on e off-road. É um investimento, válido para quem circula por diferentes tipos de pista.

Pneu verde

A preocupação com o planeta, a sustentabilidade e as novas tecnologias fizeram surgir um quarto tipo de pneu, ainda pouco conhecido. Os pneus verdes são ecologicamente corretos, pois sua fabricação, que utiliza materiais mais leves, diminui ruídos e resistência ao rolamento, o que, consequentemente, reduz o consumo de combustível e gases poluentes.

Eles são considerados de uso misto e apresentam maior durabilidade. Além de ser amigo do meio ambiente, o pneu verde apresenta ainda excelente desempenho em pista molhada, reduzindo o risco de aquaplanagem.

Desempenho na pista

As diferenças nos pneus não foram criadas ao acaso. O modelo correto melhora o desempenho, já o errado pode comprometer o veículo e causar dor de cabeça aos motoristas. Equipar veículos que andam exclusivamente na cidade com pneus off-road, e vice-versa, pode comprometer a segurança de motoristas e passageiros, bem com a durabilidade do produto.

Por exemplo, caso você coloque um pneu off-road – ideal para locais com lama e buracos – no lugar de um on-road – criado para vias urbanas -, pode acontecer um desgaste maior do que o necessário e, ainda, provocar o mal-estar dos ocupantes da cabine. Já se o caso contrário ocorrer, o veículo, muito provavelmente, não vai sair do lugar em um terreno irregular e, se o tempo for de chuva, você correrá o risco de atolar.

Sempre é bom lembra que o pneu ideal dá estabilidade ao carro e proporciona frenagens seguras. Devem ser calibrados toda semana, ainda frios, e seguir as especificações estabelecidas para o seu tipo de carro.

A Isauto Center é referência em Pneus em Caxias do Sul.

Entre em contato conosco e agende seu horário.

Mais notícias

Você sabe escolher o pneu ideal para o SUV?

Continuar lendo +

Voltou de viagem? Seu carro merece uma revisão

Garanta uma revisão para o seu carro recém-chegado de viagem. Cuide do seu veículo como ele merece!

Continuar lendo +

Calibragem de pneus do carro: será que você está fazendo isso certo?

Tenha acesso a dicas valiosas para você acertar a calibração de pneus do carro e otimizar o desempenho do seu veículo!

Continuar lendo +

Viagem de carro: saiba o que revisar antes de sair para viajar nas férias

Saiba o que revisar antes de embarcar em uma viagem de carro nas férias. Prepare-se para uma viagem tranquila com a Isauto Center.

Continuar lendo +

Classificação de pneus: entenda o que representa a etiqueta do Inmetro

A classificação de pneus do Inmetro é fundamental para realizar uma compra assertiva. Neste artigo, você vai encontrar tudo o que precisa para tomar a melhor decisão para...

Continuar lendo +

Receba novidades e promoções da Isauto em seu e-mail

Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Nome
E-mail

Você precisa aceitar a Política de Privacidade

Carro Offroad

Rodas e Pneus em Caxias do Sul - Isauto Center

Rua Ernesto Alves, 1188
Caxias do Sul - RS

(54) 3021.7949
(54) 99909.8569

Isauto Pneus - Rodas e Pneus em Caxias do Sul

Rua Ernesto Alves, 1295
Caxias do Sul - RS

(54) 3223.7599