Conheça 5 dicas para escolher o pneu certo

Item importante para a segurança e bom desempenho dos veículos, o pneu deve ser calibrado e estar em perfeitas condições de uso.

Publicado: 11 de janeiro de 2021

10 min. de leitura

escolha_pneu

Item importante para a segurança e bom desempenho dos veículos, o pneu deve ser calibrado e estar em perfeitas condições de uso. Para que isso seja garantido, motoristas precisam ficar atentos e observar seu desgaste, bem como respeitar o tempo de troca.

Porém, escolher um pneu novo não é fácil, já que alguns detalhes precisam ser avaliados para garantir o melhor custo-benefício e prevenir problemas maiores no futuro. O primeiro passo é saber as especificações do pneu do seu carro, observando sua lateral ou o manual do veículo. Além disso, temos outras 5 dicas para te ajudar a escolher o pneu certo para o seu carro! Confira abaixo.

Fique atento a durabilidade

Condições das vias onde o veículo trafega, a manutenção do automóvel e dos pneus e o modo de dirigir do motorista interferem na durabilidade, aumentando ou diminuindo a vida útil desse item. Verificar o desenho da banda de rodagem, a composição, a estrutura e a categoria da peça podem te ajudar a escolher um pneu com mais duração.

O desenho da banda de rodagem, ou treadwear, é um indicador da velocidade de desgaste. Todos os pneus passam por avaliações para determinar a porcentagem de perda de borracha com tempo de uso, dentro de um índice que varia de 60 até 700. Quanto maior o valor do treadwear, maior a duração e por isso é um ponto importante a ser observado por condutores na hora da troca.

Escolha a banda de rodagem correta

Saber qual a banda de rodagem do seu veículo garante tração, dirigibilidade, boa frenagem, capacidade de dispersão de água e desempenho na quilometragem ideal. Portanto, sua escolha faz diferença na hora de trocar os pneus: cada peça tem um modelo de rodagem único, indicado para usos específicos, levando em conta o tipo de estrada, condições climáticas, calor e modelo do automóvel.

Além de diferenças sutis nos sulcos, outro detalhe que diferencia a banda de rodagem é a largura do pneu. Quanto mais largo, mas estável para dirigir, mas também mais duro. A parti disso, o motorista precisa avaliar o que valoriza no seu dia a dia.

Observe o conforto ao trafegar

A capacidade de amortecimento e maciez ao rodar é o terceiro ponto que pode te ajudar na escolha do novo jogo de pneus. Por exemplo, customizar o carro com itens menores, na busca por uma modelagem mais esportiva, agrada na parte estética, mas diminui o conforto de condutores e passageiros.

Quanto menor o pneu, menor a camada de ar que o amortece. Logo, quando é escolhida uma peça mais estreita, aumenta consideravelmente o impacto do veículo com o chão, o que pode ser desconfortável.

Saiba onde você anda

Conhecer os lugares em que você mais usa o carro também é importante para a escolha correta do pneu. Em ambientes urbanos, a velocidade tende a ser menor, por isso o modelo indicado é diferente daquele para veículo usado em viagens ou grandes percursos, em que a velocidade é maior.

O tipo de terreno também entra nessa lista. Existem pneus mais indicados para asfalto e outros para estrada de chão. Um com valor de treadwear mais alto – que, como vimos, indica uma durabilidade maior – não é recomendado para terra por conta da sua menor aderência.

A tecnologia envolvida na fabricação confere, ainda, proteção maior para os dias chuvosos. O desenho de pneus para chuva ou vias molhadas facilita a circulação dos veículos em locais com mais umidade e nível de precipitação. Seus sulcos dispersam a água e evitam a aquaplanagem, dando mais segurança.

Identifique o seu tipo de carro

Por último, mas não menos importante, saiba que tipo de automóvel você tem. Cada carro possui um pneu ideal, fazendo com que essa identificação seja tão importante. Para isso, observe as letras gravadas nas laterais dos pneus: marcações iniciadas pela letra P são indicadas para veículos de passeio; LT para caminhões leves e alguns tipos de SUVs maiores; ST para reboques e motor-homes; e C para caminhões, vans e pick-ups de maior porte.

Destacamos que o pneu é um dos itens de segurança mais importantes de um veículo. Se você não souber como escolhê-lo, precisa apenas conferir no manual informações como nível de pressão, quilometragem para fazer cada calibragem, alinhamento e balanceamento. Assim, você estará pronto para trafegar com conforto e sem preocupações!

As melhores opções de Pneus em Caxias do Sul e de Rodas em Caxias do Sul você encontra na Isauto Center.

Mais notícias

Você sabe escolher o pneu ideal para o SUV?

Continuar lendo +

Voltou de viagem? Seu carro merece uma revisão

Garanta uma revisão para o seu carro recém-chegado de viagem. Cuide do seu veículo como ele merece!

Continuar lendo +

Calibragem de pneus do carro: será que você está fazendo isso certo?

Tenha acesso a dicas valiosas para você acertar a calibração de pneus do carro e otimizar o desempenho do seu veículo!

Continuar lendo +

Viagem de carro: saiba o que revisar antes de sair para viajar nas férias

Saiba o que revisar antes de embarcar em uma viagem de carro nas férias. Prepare-se para uma viagem tranquila com a Isauto Center.

Continuar lendo +

Classificação de pneus: entenda o que representa a etiqueta do Inmetro

A classificação de pneus do Inmetro é fundamental para realizar uma compra assertiva. Neste artigo, você vai encontrar tudo o que precisa para tomar a melhor decisão para...

Continuar lendo +

Receba novidades e promoções da Isauto em seu e-mail

Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Nome
E-mail

Você precisa aceitar a Política de Privacidade

Carro Offroad

Rodas e Pneus em Caxias do Sul - Isauto Center

Rua Ernesto Alves, 1188
Caxias do Sul - RS

(54) 3021.7949
(54) 99909.8569

Isauto Pneus - Rodas e Pneus em Caxias do Sul

Rua Ernesto Alves, 1295
Caxias do Sul - RS

(54) 3223.7599