Sabe qual a diferença entre alinhamento e balanceamento?

Realizar a revisão periódica do seu veículo com um profissional de confiança é essencial para garantir a sua segurança, dos demais motoristas, passageiros e pedestres. Também garante o bom funcionamento do automóvel e sua longevidade.

Publicado: 11 de janeiro de 2021

10 min. de leitura

revisao_pneus

Realizar a revisão periódica do seu veículo com um profissional de confiança é essencial para garantir a sua segurança, dos demais motoristas, passageiros e pedestres. Também garante o bom funcionamento do automóvel e sua longevidade.

Durante a revisão, serviços como alinhamento e balanceamento são realizados. No entanto, você sabe a diferença entre eles? Quando um ou outro deve ser feito? Neste artigo esclarecemos as principais dúvidas sobre o assunto. Confira!

Alinhamento x balanceamento

O uso cotidiano do veículo provoca desgaste e perda de parâmetros de balanceamento e alinhamento, que são absolutamente normais para quem trafega muito por ruas esburacadas e vias em más condições. Resumidamente, o alinhamento acerta a comunicação entre o volante e as rodas, já o balanceamento compensa a variação de diâmetro dos pneus.

O alinhamento das rodas ajusta os ângulos a fim de que obedeçam às especificações do fabricante do veículo. O balanceamento, por sua vez, permite que as rodas girem sem causar vibrações desnecessárias. Ambos se complementam e são fundamentais para manter a vida útil do pneu.

O recomendado é que alinhamento e balanceamento sejam efetuados a cada 10.000 km rodados ou quando o condutor notar algum problema ao dirigir. Porém, eles não necessariamente precisam ser feitos em conjunto.

Como é feito o alinhamento?

O alinhamento é feito quando há alguma dificuldade na condução em linha reta ou quando o carro “puxa” mais para esquerda ou direita, mesmo em uma pista reta. O desgaste irregular de pneus é um indício de que o alinhamento está incorreto. Ele pode ser causado por algum encontrão com o meio-fio, queda em buracos mais profundos, até acidentes, desgaste ou troca da suspensão.

O processo é simples, exige um ajuste dos componentes da suspensão dianteira ou traseira e leva, em média, meia-hora. O alinhamento é necessário, pois, caso as rodas não estejam alinhadas, ocorrerá o desgaste anormal dos pneus.

Quando fazer o alinhamento?

Você deve fazer o alinhamento sempre que: bater em alguma coisa; notar o desgaste desigual dos pneus; tiver problema para controlar o volante ou comportamento, como quando o veículo deriva para um lado, o volante não retorna após curva ou fica desalinhado mesmo em uma via reta; ao comprar um novo conjunto de pneus; e ao trocar componentes da suspensão ou direção.

Como é feito o balanceamento?

O balanceamento é feito no conjunto de pneu e roda e compensa a variação de diâmetro nos pneus – por causa da sua quantidade de borracha – com contrapesos de chumbo na banda de rodagem. Ele evita que ocorram saltos e trepidações que podem ser transmitidas pela suspensão e chegar até o volante.

Esse problema pode acontecer também quando os pneus são montados e o peso do conjunto roda + pneu não é distribuído igualmente ou quando uma área específica fica mais leve ou pesada que o resto. O aumento de vibração, causado pela falta de balanceamento, provoca o desgaste mecânico acentuado no veículo.

Quando fazer o balanceamento?

O balanceamento de pneus deve ser feito nos seguintes casos: após a troca de pneus; quando um peso balanceado for perdido ou retirado; ao comprar pneus novos; e quando efetuar uma reparação no pneu. Porém, se sentir o veículo saltando ou vibrando, procure ajuda de um profissional.

Serviço especializado

Tanto alinhamento quanto balanceamento só devem ser feitos por profissionais capacitados e de confiança. Você deve estar atento à reputação e qualidade do estabelecimento em que realizar esses serviços, solicitar orçamento e conferir os equipamentos utilizados, questionando sua manutenção e calibragem. Com isso, você tem a certeza de um serviço seguro e de qualidade, o que vai garantir que sua condução seja tranquila.

As melhores opções de Pneus em Caxias do Sul e de Rodas em Caxias do Sul você encontra na Isauto Center.

Mais notícias

Você sabe escolher o pneu ideal para o SUV?

Continuar lendo +

Voltou de viagem? Seu carro merece uma revisão

Garanta uma revisão para o seu carro recém-chegado de viagem. Cuide do seu veículo como ele merece!

Continuar lendo +

Calibragem de pneus do carro: será que você está fazendo isso certo?

Tenha acesso a dicas valiosas para você acertar a calibração de pneus do carro e otimizar o desempenho do seu veículo!

Continuar lendo +

Viagem de carro: saiba o que revisar antes de sair para viajar nas férias

Saiba o que revisar antes de embarcar em uma viagem de carro nas férias. Prepare-se para uma viagem tranquila com a Isauto Center.

Continuar lendo +

Classificação de pneus: entenda o que representa a etiqueta do Inmetro

A classificação de pneus do Inmetro é fundamental para realizar uma compra assertiva. Neste artigo, você vai encontrar tudo o que precisa para tomar a melhor decisão para...

Continuar lendo +

Receba novidades e promoções da Isauto em seu e-mail

Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Nome
E-mail

Você precisa aceitar a Política de Privacidade

Carro Offroad

Rodas e Pneus em Caxias do Sul - Isauto Center

Rua Ernesto Alves, 1188
Caxias do Sul - RS

(54) 3021.7949
(54) 99909.8569

Isauto Pneus - Rodas e Pneus em Caxias do Sul

Rua Ernesto Alves, 1295
Caxias do Sul - RS

(54) 3223.7599