Existem diversos tipos de freios que compõem um veículo. Por sua vez, esses mecanismos são essenciais para o bom funcionamento do carro e, principalmente, para garantir a segurança do motorista e passageiros.
No entanto, os freios podem se desgastar com o passar do tempo, e você precisa estar atento às condições desses mecanismos, além disso, deve tomar cuidados específicos para preservá-los.
Se você tem dúvidas sobre os tipos de freios e suas funcionalidades, continue sua leitura e entenda tudo sobre o assunto.
Spoiler: No final do artigo, deixaremos algumas dicas e recomendações para você. Confira!
Quais são os tipos de freios e para que servem?
Ao todo, podemos listar 4 tipos de freios que compõem um veículo. São eles: o freio de mão, o ABS, a tambor e a disco.
Cada um desses mecanismos possui características e funcionalidades específicas, contribuindo para a qualidade e bom desempenho do carro.
Entenda mais sobre cada tipo de freio e para que servem:
Freios a tambor
Tambor
O primeiro item da nossa lista de tipos de freios é o freio a tambor. Esse mecanismo foi inventado em 1902 por Louis Renault, fundador da marca homônima conhecida mundialmente.
Nesse modelo, a pressão é direcionada automaticamente pelo fluido até o cilindro onde estão os pistões hidráulicos (peças que se expandem).
Em seguida, os pistões empurram as sapatas (placas de fricção) contra o tambor.
O freio a tambor é o tipo de freio mais barato e, normalmente, vem acompanhado do sistema de estacionamento. Em contrapartida, a sua manutenção pode ter um custo mais elevado, visto que pode acumular sujeira e água.
Freios a disco
Disco
O freio a disco é um dos tipos de freios existentes mais modernos do mercado.
O seu funcionamento ocorre de forma hidráulica, assim como o freio a tambor, porém, o princípio utilizado é a pinça.
Esse modelo possui pistões hidráulicos que empurram as pastilhas contra um disco de ferro, ou composta por material cerâmico.
Logo, quando o pedal é acionado, a pinça se fecha e pressiona o disco, oferecendo mais precisão no momento de frenagem e impedindo o superaquecimento do sistema.
Freios ABS
ABS
A sigla ABS se refere ao termo em inglês Anti-lock Braking System, ou Sistema de Freio Antitravamento em português.
Esse tipo de freio se popularizou no Brasil durante os anos 90, sendo considerado um grande avanço tecnológico por impedir o bloqueio das rodas em situações de emergência.
Os freios ABS funcionam da seguinte forma: no momento de frenagem, os sensores de velocidade da roda medem a velocidade de rotação das rodas e passam esses dados para o sistema ABS.
Sendo assim, o freio ABS garante uma frenagem segura e com mais estabilidade, diferentemente de carros que não possuem esse sistema.
Nesses casos, as rodas tendem a travar e o impacto pode ser grave. Logo, o ABS é o sistema mais seguro de frenagem do mercado.
Freio de mão
Mecânico
Entre os tipos de freios existentes, o freio de mão é o mais popular.
Também conhecido como freio mecânico, esse sistema é acionado manualmente pelo motorista e é utilizado para estacionar o carro, impedindo que ele se movimente.
Os freios de mão são formados por cabos de aço que pressionam os freios contra as rodas no momento em que a alavanca é puxada, fazendo com que as rodas fiquem travadas.
Atualmente, podem ser encontrados freios de mão “eletrônicos” nos veículos mais atuais, sendo necessário apenas pressionar um botão para que o carro fique estável.
Cuidados que você deve tomar para preservar o sistema de freios
O objetivo do sistema de freios é garantir a segurança dos passageiros e a integridade do veículo. Logo, você precisa estar atento às condições desses componentes e tomar alguns cuidados específicos.
Confira agora algumas recomendações para deixar os freios sempre em bom estado:
Troque o fluido de freio
O ideal é que você faça a troca do fluido a cada 2 anos, para que a substância não absorva umidade e aqueça durante o funcionamento.
Troque as pastilhas de freio
Caso as pastilhas do freio estiverem desgastadas, há riscos do freio não funcionar corretamente. Por isso, faça revisões veiculares frequentes e evite dores de cabeça.
Fique atento aos ruídos
Por fim, se você estiver ouvindo ruídos estranhos quando aciona o pedal, pode ser um sinal de falha no seu sistema de freios.
Vá o quanto antes em uma mecânica e peça a revisão de freios.
Conclusão
Os tipos de freios possuem diferenças e semelhanças quanto às suas funcionalidades e cuidados.
No entanto, eles são essenciais para que você e sua família tenham mais segurança e conforto no dia a dia.
Se você busca profissionais qualificados e equipamentos tecnológicos para melhorar o desempenho do seu veículo, conte com a equipe da Isauto e dirija com tranquilidade.
Entre em contato conosco pela aba de orçamento do nosso site, estamos lhe esperando!
As melhores opções de Pneus em Caxias do Sul e de Rodas em Caxias do Sul você encontra na Isauto Center.
Mais notícias
O que são e como escolher pneus de alta performance?
Quer maximizar o desempenho do seu veículo? Entenda porque os pneus de alta performance, comuns em carros esportivos, são ideais para isso.
Calibrar os pneus: qual é a medida correta para cada tipo de veículo?
Descubra com que frequência você deve calibrar os pneus do seu veículo, além de conhecer os benefícios de manter a pressão ideal para segurança e desempenho.