Blog

FALE COM NOSSOS ATENDENTES

13 de abril de 2022
amortecedor-do-carro

Amortecedor do Carro: Quando é a Hora de Trocar?


Os amortecedores desempenham um papel muito relevante no funcionamento do seu veículo, mantendo o pneu em contato com o solo, controlando a abertura e fechamento de molas, além de proporcionar estabilidade e segurança enquanto você dirige. Por isso, é muito importante que esta peça esteja em bom estado, mas como saber o momento adequado de trocar?

Diferente de outras partes do carro, em que é possível medir a vida útil por meio dos quilômetros percorridos, o prazo de validade do amortecedor do carro irá variar de acordo com a forma como o carro tem sido usado e, até mesmo, as condições do trajeto percorrido. Para te ajudar a reconhecer os sinais que indicam quando chegou a hora de trocar os amortecedores do carro, nós criamos este artigo. Aperte o cinto e boa leitura!

Identifique os Sinais do Amortecedor do Carro

Para diagnosticar a vida útil do amortecedor do carro, analise os indícios que o veículo apresenta e as condições do seu trajeto:

BARULHOS 

O primeiro sinal, que pode indicar o momento certo de trocar o amortecedor do carro, é o barulho da suspensão. Amortecedores gastos tendem a não segurar o impacto em buracos ou quebra-molas, resultando no som de uma batida seca. Além disso, ao dirigir você poderá ouvir o barulho de ruídos enquanto a suspensão trabalha.

ESTABILIDADE

Outro fator importante, para confirmar que a vida útil do seu amortecedor chegou ao fim, é a trepidação excessiva e a instabilidade do veículo. Verifique o movimento da traseira, principalmente em curvas. Se você sentir que o veículo balança muito e a traseira dá a sensação de desgarrar-se em uma curva, está na hora de levar seu carro para uma revisão, pois provavelmente precisará trocar os amortecedores.

FLUÍDOS

Quando os amortecedores estão muito desgastados você poderá encontrar vazamentos de líquidos viscosos como óleos. O amortecedor do carro em bom estado sempre irá trabalhar seco, garantindo a movimentação adequada da suspensão, mas ao fim da sua vida útil poderá deixar alguns fluídos vazarem.

TRAJETO 

Se você ainda está em dúvida se a vida útil do amortecedor do carro realmente chegou ao fim, analise o seu trajeto e a forma como vem dirigindo. Longas rotas em pistas excessivamente danificadas ou estradas de chão, tendem a acelerar o processo de desgaste da peça, já que o seu carro irá trepidar muito mais e, ainda, há o risco de que pedras atinjam os componentes.

A forma como você dirige também faz diferença. Se você é do tipo de motorista que não se preocupa em passar sobre buracos, desníveis ou quebra-molas, sem reduzir a velocidade adequadamente, pode ter certeza que seus amortecedores irão pagar o preço. A maneira de conduzir pode fazer a vida útil da peça chegar aos 150.000km ou, apenas, até os 50.000km.

Riscos de Rodar com o Amortecedor do Carro Estragado

Como o amortecedor do carro está diretamente ligado ao contato que o pneu faz com o solo e a estabilidade do veículo como um todo, rodar com as peças desgastadas pode colocar você em perigo. Amortecedores ruins comprometem a frenagem do carro e deixam o veículo mais solto durante as curvas, algo que pode levar o motorista a perder o controle, principalmente quando as peças da parte dianteira estão comprometidas.

Além disso, você deve levar em conta que o bom funcionamento do veículo depende da harmonia de todas as partes. Quando seus amortecedores não trabalham corretamente, isso pode gerar problemas e prejuízos em outras áreas.

Por exemplo, ao rodar com peças danificadas você vai identificar um desgaste maior e irregular nos pneus, pois a falta de amortecimento irá gerar muito mais trepidação.

Leia também: você conhece os tipos de freios presentes em um veículo?

Faça a Revisão Preventiva do Amortecedor do Carro

Fazer manutenções preventivas regularmente é um hábito importante que pode evitar acidentes e prejuízos maiores no futuro. Por exemplo, se você tem uma direção suave e percorre trajetos em bom estado, por que o amortecedor do carro estraga com tão pouco tempo de uso? A resposta pode ser um problema na suspensão, algo que só será identificado durante as revisões.

Conte com profissionais sérios para cuidar do seu carro. A Isauto Center atua em Caxias do Sul há mais de 45 anos e investe constantemente para oferecer a melhor tecnologia e atendimento em serviços como: revisões, balanceamento veicular e geometria 3D.

Entre em contato com a nossa equipe e marque um horário.

Topo